Pelikan

Pelikan – Qualidade desde 1838 – A história da Escrita Fina.

O início da Pelikan Company remonta ao químico Carl Hornemann, que fez a seus clientes uma oferta de tintas a óleo, aquarelas e as chamadas “farbige Dinten” – tintas coloridas, em 28 de abril de 1838. Esta lista de preços – restaurada com segurança em os arquivos da Pelikan – foi a base da linha de fabricação da empresa, a partir da qual se desenvolveu a marca mundialmente conhecida Pelikan.

A pequena fábrica continuou a crescer e expandiu constantemente sua gama de produtos, passando por produtos escolares desenvolvidos a partir das tintas, depois as tintas da empresa foram utilizadas em muitos setores diferentes e a linha de produtos também refletiu isso.

Em 1871, Günther Wagner comprou a empresa de Carl Hornemann. Ao registrar o pelicano como uma das primeiras marcas registradas de seus produtos na Alemanha em 1879, ele provou a importância de anunciar os produtos que fabricava. O pelicano que ele usou foi adotado do brasão da família.

Outro passo sábio dele foi dar nomes às tintas que fossem fáceis de lembrar. Em 1898, as tintas de escrita e cópia mais importantes receberam os nomes de produto 2001, 3001, 4001 e, posteriormente, foram seguidas por 5001 e 6001. No longo prazo, a tinta 4001 permaneceu como a tinta Pelikan número um. Até agora, ele é vendido em todo o mundo.

Havia uma variedade de formatos para garrafas e rótulos que deveriam induzir os consumidores a comprar as tintas feitas pela Pelikan.

Lewis Edison Waterman teve uma caneta-tinteiro patenteada em 1884 e um mercado começou a surgir para novas canetas desse tipo. Apenas alguns anos depois, Günther Wagner começou a produzir tintas para canetas-tinteiro.

Canetas-tinteiro autopreenchíveis usando mecanismos de pressão e alavanca e as chamadas canetas-tinteiro de segurança que eram preenchidas usando um conta-gotas dominaram o mercado após a Primeira Guerra Mundial. No entanto, elas podiam carregar apenas uma pequena quantidade de tinta e, como o nome indica, usando o a caneta de segurança era bastante complicada se você quisesse manter as mãos limpas ao mesmo tempo.

Foi então que o engenheiro húngaro Theodor Kovacs desenvolveu um novo sistema revolucionário: O mecanismo de enchimento de pistão com uma engrenagem diferencial do fuso. Câmaras de compensação foram adicionadas à alimentação de tinta para evitar manchas. Em 1927, ele vendeu as patentes para a empresa Günther Wagner em Hanover, que as patenteou novamente em seu próprio nome em 1929.

No mesmo ano, foi lançada a “caneta-tinteiro Pelikan transparente”. Recebeu o nome do tinteiro transparente, o que tornava mais fácil monitorizar a capacidade da tinta. Além do impressionante corpo verde jade, a caneta-tinteiro era bastante simples e também não recebeu um número de modelo.

As vantagens técnicas, divulgadas aos varejistas e compradores dentro e fora do país por meio de ampla propaganda, rapidamente resultaram na conquista de uma participação substancial da empresa Günther Wagner no mercado de canetas-tinteiro. Embora, no entanto, com o preço variando em 13,50 Reichsmark, a caneta foi atribuída à classe média alta.

No final de 1930, surgiu o segundo modelo, o “Pelikan Gold”. Tinha manga em ouro de 14 quilates e anéis decorativos na tampa do mesmo valor. As tampas da caneta-tinteiro Pelikan “verde” e “preta”, como eram chamadas, também receberam anéis decorativos.

Em 1931, a gama de produtos foi expandida ainda mais. Como consequência, os nomes dos modelos tornaram-se necessários.

Com o aumento da distribuição da caneta-tinteiro após a Segunda Guerra Mundial, o uso da tinta de noz-galha de ferro diminuiu, pois é de cor azul quando ainda líquida, porém torna-se preta quando seca, devido à oxidação. Em vez disso, o interesse pelas tintas coloridas cresceu e, com o passar do tempo, a cor azul royal prevaleceu. A tinta é de cor brilhante. A tensão superficial é feita para fornecer um fluxo de tinta fácil, mas não muito forte, e também fornece uma secagem rápida no papel, mas não na ponta. Mesmo depois de algum tempo sem uso da fonte, não há formação de resíduos.

Em 1950, após vários anos de desenvolvimento, a caneta-tinteiro Pelikan 400 foi lançada. O notável tinteiro com riscas transparentes verdes tornou-se um símbolo da cor da caneta-tinteiro Pelikan, que ainda existe.

Na década de 1980, a escrita com caneta-tinteiro experimentou um renascimento. Não necessariamente no uso diário, no entanto, foi usado novamente para cartas pessoais, para assinaturas e como um símbolo de status. Esse tipo de mudança se refletiu em modelos específicos. As canetas-tinteiro tornaram-se mais elaboradas em seus equipamentos e foram feitas séries de produtos especiais. Como consequência, um artigo de uso diário mudou para um item de colecionador.

Levando em consideração o gosto contemporâneo, de vez em quando a Pelikan também oferecia séries de canetas com designs modernos e sistema de enchimento de cartuchos, além do clássico Souverän com seu mecanismo de enchimento por pistão.

Em comemoração ao 170º aniversário da Pelikan em 2008, o modelo “Majestade” incluindo três diamantes em um ninho (na tampa) foi lançado como uma edição limitada de 170 canetas. Esta edição esgotou imediatamente.

No ano de 2010, a Pelikan lançou a “Coleção de Tintas Edelstein”. Graças a um ingrediente especial, essas tintas, que ainda são produzidas nas fábricas próximas de Hanover, proporcionam um conforto de escrita agradavelmente liso e com seu frasco de vidro de alta qualidade, fazem uma decoração sofisticada em qualquer mesa.

FONTE: SITE PELIKANhttps://www.pelikan.com/pulse/Pulsar/en_US_INTL.CMS.displayCMS.252330./heritage-and-tradition

A ArtCamargo é importadora oficial da Marca Pelikan no Brasil.

Em nossa loja virtual você irá encontrar diversos modelos das belíssimas Canetas Tinteiro e também as Tintas para Canetas Tinteiro Pelikan.

Gostou?

Então clica no link abaixo para acessar a nossa loja virtual:

BOA ESCRITA!

E até o próximo post!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.