Estivemos visitando o Centro Universitário Maria Antonia. Um espaço ótimo com Exposições.
O Centro Universitário Maria Antonia está instalado nos edifícios históricos que abrigaram a antiga Faculdade de Filosofia da USP. Em quase duas décadas de atuação multidisciplinar, conquistou um lugar próprio entre as instituições culturais da cidade, orientando-se por um conceito abrangente de formação. Situado estrategicamente, na região central de São Paulo, em área de grande concentração de instituições de cultura e ensino, atende um público bastante diversificado.
Rua Maria Antonia 294 São paulo Sp 01222·010
tel (11) 3123-5217
www.facebook.com/maria.antonia.usp
twitter.com/mariantonia_usp
Agradecimentos a Mariana e Marco, pessoal da Imprensa pelo material cedido para divulgação em nosso Blog!
Exigências do presente, exposição coletiva de Carmela Gross, Jac Leirner, Jorge Macchi e Leda Catunda com curadoria de José Augusto Ribeiro, percorre as três últimas décadas da produção desses artistas.
A exposição agrupa um conjunto de trabalhos dos quatro artistas, para uma apresentação sintética, pontual mas complexa, pelas possibilidades de inter-relação de momentos diversos dessas produções, algumas inéditas em São Paulo, ou pouco mostradas em contextos públicos, e outras bastante representativas do curso de cada obra.
A exposição de Cassio Michalany, Modulações, apresenta três séries recentes de pinturas em pequeno e médio formato.
Banzeiro, de Marcone Moreira, trabalho resultante do Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça / FUNARTE (2009), é composto por vinte cavernas, peças curvas de madeira que dão forma ao casco das embarcações.
Exposição de Camila Sposati – Colisão (2011), é um desenho “bilateral” (termo introduzido por Hélio Oiticica), feito com folhas de papel e guache, que dialoga não só com as demais peças da exposição, mas também com aspectos do neoconcretismo brasileiro em seus esforços por ampliar a questão da bidimensionalidade em nosso contexto.
Em Retorno, instalação de Lucia Mindlin Loeb, um livro de um metro de comprimento, que traz reproduzidas em suas 13.500 páginas notas de um cruzeiro, é disposto em uma mesa ao centro da sala.
A exposição Coleção, Ciência e Arte, em parceria com o Instituto de Estudos Brasileiros, o Museu de Arte Contemporânea, o Museu de Arqueologia e Etnologia e o Museu Paulista, unidades da Universidade de São Paulo. A exposição reúne objetos, obras de arte e documentos de âmbitos culturais bastante diversos, selecionados por sua especial relevância, de um conjunto maior que se encontra nos acervos dessas unidades.