Canson Heritage


Canson Heritage

 

Por: Bruna Monteiro

 

“O que falar desse papel que mal conheço e já considero pakas? Senhores passageiros, apertem os cintos… que a viagem será NO mundo dos papéis .

Uma das técnicas mais antigas  e conhecidas na história, a Aquarela, volta com força total no século XXI e vários investimentos estão sendo feitos para a exploração da Arte.

Utilizada pelos “Old Masters”, as aguadas , água corada ou simplesmente aquarela  é uma das principais técnicas estudadas nas escolas de Arte clássica juntamente com o Grafite,  Carvão, Pastel e Óleo .

Uma técnica, que não vou dizer fácil, mas no mínimo “de gênio” forte. Onde só respeita as suas regras! Vai por onde quer (ou por onde a água estiver, eheheh) , e tem um efeito de liberdade que encanta a todos…

Eu paro às vezes para imaginar Miguel Ângelo elaborando toda a capela Cistina em aguadas , ou até mesmo o nosso Leo ( Leonardo da Vinci por q somos próximos (hahaha) pintando os esboços cheios de personalidade da nossa icônica La Gioconda!

Mas imaginar tudo isso e fazer meus leitores, é outra história!

Claro que os ‘ caras ‘ faziam com papel de pão, raramente pergaminho, e às vezes usavam mais de uma vez o mesmo papel e saiam “As coisas”…putz!

Isso tudo que falei e muito mais não é mesmo ? Mas imaginem só para os amantes da técnica que desejam trabalhar com um material de qualidade!

Que sofra pouco com as ações do tempo, sem sujeiras, imperfeições na distribuição das fibras , acidez do mesmo ou sujeiras de pão?

Um sonho, não?

E foi pensando nisso que parei por aqui para falar para vocês sobre a sensação do momento. O Heritage, lançamento da Canson.

O Heritage veio com propriedades que permitem os mais experientes e novos amantes da técnica , desfrutarem com o máximo de fluidez possível!

É o resultado de quase 500 anos de tradição e excelência  na fabricação de papéis. Dividido em 3 categorias, é só muito amor no coração por cada uma delas.

Temos o Heritage:

COLD PRESSED /GRAO FINO  – papel prensado a frio e grão fino . Para quem não sabe a diferença entre um e outro vou fazer uma nota de esclarecimento no final do post ta?

O cold é o mais utilizado dentre os papeis. Tem uma textura fina e comportada. Nada que incomode .

Ele é o mais utilizado para todas as  técnicas de aguada ( úmido sobre seco , seco sobre úmido, seco sobre seco e úmido sobre úmido , papel e tinta respectivamente.)

Recebe muita água e em especial , o Heritage, tem um tempo cômodo para que o artista possa pintar sem muita pressa.

Ou seja, ao contrario do hot ele não seca suuuper rápido, mas também não demora tanto a secar como o Grano Grosso.

Enfim, o melhor dos papéis e o que eu testei na minha pintura do Rony Weasley .

Ainda temos …

HOT PRESSED / SATINADO – papel prensado a quente de grão fino e delicado. Com uma textura lisa, rica e aveludada , este aqui não é para principiantes (com eu hahaha) .

Ideal para detalhes finos, pinturas delicadas e permitindo super detalhamentos. Ele passa a ideia de “impressão” na folha.

Com um tempo de secagem acelerado em 2x , hehehe, tem que se ter muita técnica, paciência e oração para se trabalhar com essa belezinha aqui…mas o resultado não fica menos do que o sonhado.

ROUGH/ GRANO GROSSO – textura densa. É um papel encorajador. Para uma variedade de efeitos em todas as escalas , este papel não esta para brincadeiras .

De grão mais espesso e em si, um papel mais pesado. Este é ideal para trabalhos ricos em amplitude e ideias diversas. Trabalhos especiais com um papel especial. Extremamente sedutor para paisagens , manchas e técnicas mistas .

Mas em geral todos apresentam :

-100% algodão, é resistente e absorvente
– Fabricado em forma redonda para uma textura aveludada e suave
– Encolagem excepcional para aquarelas homogêneas, sem acúmulo de pigmentos, garantindo cores vivas e brilhantes e um traçado supernítido e sem manchas
– Fácil de corrigir em condições úmidas ou secas – Excelente abertura de áreas brancas
– Um tempo de trabalho otimizado: o papel permanece úmido nas devidas proporções, suficiente para que o artista possa pintar com toda a serenidade.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

PAPEL COLD PRESSED/PRENSADO FRIO : Os papéis prensados a frio são papéis que tem uma textura mais acentuada mais não chegam a incomodar.

Eles não foram “selados” com o calor como no caso do Hot pressed, mas tem uma pequena textura, fina e sutil, mas não acetinada como o hot ou agressiva como o Grano Grosso.

É o melhor papel para se trabalhar unanimemente entre os artistas principiantes e veteranos. Segura muito bem a água e é perfeito para diversos trabalhos.

No próximo post detalhes da minha pintura feita com o Heritage”.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.