Canson Heritage Arte de Bruna Monteiro

Canson Heritage Arte de Bruna Monteiro

Por: Bruna Monteiro

“O papel que euzinha testei, por hora (hehehe), foi o Heritage Cold .

A ArtCamargo fez a gentileza de me presentear com essa joia rara e eu fiz a ilustração do Rony Weasley, personagem do universo de Harry Potter.

O meu Rony foi feito em tamanho A3. Fiz o desenho diretamente sobre o Heritage…

Após o desenho feito, e eu fiz mais q um esboço, eu APAGUEI boa parte do desenho. Deixando ele super claro no papel. Em geral é errado fazer isso com papeis de aquarela.

O ideal seria fazer o desenho em uma folha e depois “transferir” com uma mesa de luz o desenho para o papel de aquarela, para não sujar este, excessivamente.

Papéis para Aquarela são os papeis “mais frescos “ que se tem notícia. Eles absorvem até gordura das mãos, então cuidado na hora de pintar.

Para o  papel limpo,  utilizei uma limpa tipos, eu passei uma camadinha de água sobre toda a sua superfície, dando aquela “lavada” no papel. Coloquei no sol e comecei a pintar.

Iniciei com uma lavada de café em toda a sua superfície para criar os “ares vintage “ que eu queria em toda a pintura. Levei alguns dias para terminar por que eu não utilizava luz artificial, somente do final de tarde, entre 15:30hs às 17:30 da tarde.

Esse sol me ajudava a ver as cores, e essa iluminação me ajudava a criar a atmosfera que eu queria para pintura. Tons quentes de final de tarde, e isso, nem uma florescente me daria sem queimar meu crânio e visão hehe.

Para quem não sabe, a iluminação influencia muito na pintura. Você pode ter muito contraste com pouca luz ou pouco contrate com muita luz…tons frios e quentes, paredes influenciam diretamente na coloração que você ver no papel.  Eu aprendi isso estudando os “old Masters “ como eu já tinha falado…mais continuando…

Após as lavadas de café sobre o papel, iniciei a pintura por parte da paisagem, fui levantando os tons quentes na atmosfera do tema.

Para trabalhar na paisagem utilizei referências fotográficas do próprio filme. Utilizei também fotografia para a pintura do personagem principal e um apanhado de imagens e paletas de cores para composição final.

Deixei o personagem para o final. Depois de toda a atmosfera criada. Iniciei pelos tons frios, já que toda a paisagem estava quente e “Vintage”, quis criar um contraste para a figura principal e os tons de azul, verde e roxo foram os mais usados.

Deixei curar algumas horas no sol. O papel tem secagem otimizada, então não esperei muito e nem vi necessidade de usar selante. Após algumas horas retoquei e temos o resultado final.

É isso pessoal. Espero que tenha curtido essa experiência com o Heritage.

Para mim, que sou artista, foi de um crescimento absurdo conhecer essa maravilha. Estarei sempre por aqui compartilhando com vocês outros testes com papéis e tintas. Espero que tenham gostado e ate a próxima pessoal!

Materiais utilizados:

  • Papel :  L’Aquarelle CANSON Heritage

Cold Pressd/ Grano Fino

300 g/m

Size ; 26cm x 36 cm

  • Aquarelas : Winsor e Newton , Pelikan e Senelier

***** o texto e as imagens foram cedidas e autorizadas pela artista Bruna Monteiro para este Post!

Lembrando que você encontra os Papéis Canson Heritage, Tintas e demais Materiais para Aquarela na loja ArtCamargo:

http://www.artcamargo.com.br/papelaria/canetas-marca-texto/caneta-marca-texto-stabilo-boss-cores-pasteis.html

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.